CONDECORAÇÃO DO SR. ANTÓNIO VALENTE: «VALENTIA FRATERNA» O Ministério da Defesa Nacional – Exército condecora cidadão grilense

 

O Sr. António Monteiro Valente, aqui nascido no decorrer do ano de 1948, foi alvo de louvor e condecoração pela sua coragem, caráter, espírito de obediência militar, abnegação, qualidades de decisão, sangue frio, força de vontade, lealdade, desinteresse pela própria vida e sacrifício exemplar quando em pleno campo de ação em Moçambique se deparou com o rebentamento sucessivo de minas e prestou a dois feridos graves socorros que contribuíram decisivamente para os salvar. Enfrentou todas as ameaças inerentes a cada rebentamento com a coragem moral dos homens livres e caridosos, sendo merecedor de reconhecimento: o eminente grilense obteve Louvor e Condecoração, recebendo o prémio “Governador Geral de Moçambique” pelo Comandante da Região Militar de Moçambique e a medalha de mérito militar de 4ª Classe pelo Governo da República Portuguesa e pelo Ministério do Exército.

A Junta de Freguesia, enquanto instituição política representativa da comunidade, manifesta com sentida admiração e orgulho que este cidadão grilense tenha sido alvo de uma condecoração e louvor tão honrosos por entrega incomensurável ao próximo. A máxima popular que dita que devemos fazer o bem sem olhar a quem aplica-se inexoravelmente ao Sr. António Valente, porquanto é nas situações limite que se afirmam os humanos com consciência moral reta, verdadeira e certa. Como bem disse Teresa de Ávila é “preciso ter coragem diante de qualquer coisa na vida, essa é a base de tudo”. Pois bem, é merecedor de aplauso de toda a comunidade grilense que um dos seus membros tenha apresentado esta “valentia fraterna”, assumindo-se para todos como um exemplo a admirar e a seguir, na medida em que fazer o bem faz-nos bem.

Um abraço com estima ao muito caro Sr. António Valente pela valentia e fraternidade demonstrada em prol dos camaradas.

 

O Presidente de Junta de Freguesia de Grilo,

Nelson Carneiro